Conceitos e metodologias

Aqui privilegiamos o autoconhecimento, o crescimento, a experimentação, a produção pessoal e coletiva e a exponencialidade.

Coragem de Ser & Autoconhecimento

Não há conversas inconversáveis e desenvolvimentos irrealizáveis. A única premissa que adotamos é o desejo pessoal de ser cada vez melhor, encontrando e moldando cada um seu espaço no mundo. Privilegiamos a coragem nas relações de qualquer natureza, partindo sempre da coragem de se conhecer e fomentando o respeito a si e ao próximo.

Antes de dar a solução, reconhecer o problema

Temos aversão a problemas do tipo XY. Buscamos sempre entender o problema primeiro antes de começar a explorar soluções.

O Possível adjacente

Segundo Steven Johnson, uma boa ideia só é passível de virar realidade se tiver havido uma evolução anterior que permita tal ideia ser realmente aplicável. Exemplo: Se o Youtube tivesse sido criado em 1995, quando o tráfego de internet e a criação de conteúdo por usuários ainda eram incipientes, provavelmente não teria virado um bom negócio. Foi preciso existir um ambiente anterior, adjacente a essa ideia, que a tornasse viável.

Redes líquidas

Quanto mais pessoas, experiências, situações e condições em que você estiver inserido, maior a chance de se desenvolverem boas ideias. É como se essa rede líquida, com várias conexões, funcionasse como uma entropia capaz de nos forçar ou motivar a ter ideias.

Intuição lenta

O nome já diz tudo. Os momentos “Eureca!” são raros e em geral, uma boa ideia demora a virar realidade. Anote tudo, releia de tempos e tempos, e mature suas ideias.

Serendipidade

Essa palavra bastante desconhecida do nosso idioma significa, resumidamente, descobrir coisas ao acaso. Isso não apenas acontece, mas acontece com certa frequência no mundo das boas ideias. Para tanto, é necessário esforço de procurar. Como diz Barbra Oakland no curso “Aprendendo a aprender”: “A fada da sorte favorece quem se esforça”.

Erros

Parece clichê, mas há várias e várias histórias de sucesso que começaram com erros ou a tentativa de realizar outra ideia. A mais emblemática delas é, sem dúvidas, a lâmpada. Segundo o próprio Edson, foram mais de 100 tentativas até encontrar a melhor forma de criar a lâmpada incandescente.

Exaptação

Essa palavra, também um pouco incomum, significa pegar uma ideia de uma área e aplicá-la em outra. Ou seja, às vezes uma ideia mediana em uma área de conhecimento ou negócios pode ser uma ótima em outra área.

Plataformas

Boas ideias geralmente são validadas por grupos de pessoas, pesquisadores, clientes. Ao ter ideias, compartilhe o que puder, mostre sua plataforma para outros e colabore com as ideias deles também.

Credo da Singularity University

Acreditamos que somos exponenciais e que podemos, com inteligência, colaboração e esforço, vencer qualquer desafio a que nos propomos.

Veja o credo da Singularity que também adotamos na Inorama.

Metodologias de trabalho

Prototipagem rápida

Design Centrado no Ser Humano (HCD)

Google Sprint & Scrum

Kanban e processos enxutos

Inovação Sistemática (TRIZ)

Definição correta de problemas (evitar problemas do tipo XY)

Extreme Go Horse

 

Os conceitos que orientam nosso trabalho são defendidos por Steven Johnson, Scott Berkun, John Maeda, Victor Papanek e outros que listaremos aos poucos por aqui.