Terça Maker #31

E hoje é dia de mais uma, ela, a inefável, a indescritível, a memoráv… tá bom. Chega. rsrs. Hoje teremos uma terça maker bem maker mesmo porque estamos correndo atrás de prototipar algumas estações para o Dia de Brincar com Música, promovido pela InovaTe. Dá um look no que já fizemos antes!

O que estamos fazendo para o Dia de Brincar é basicamente um parque de diversões baseado em música para 150 crianças do projeto social Calasanz, na Serra. É mais um evento da série que iniciamos em 2016 com o Dia de Brincar de Hacker. Veja aí! Continue lendo “Terça Maker #31”

Terça Maker #30

Aniversário de 30 edições da Terça Maker. E vamo que vamo.


Começamos a Terça Maker com mágica, assistindo a série da Netflix “Mágica para a Humanidade”, com Justin Willman. Sensacional.

Compartilhamentos

Marquito

Música de 8 bits na veia. Ouvimos bastante esta semana por conta da nossa oficina Mão na Massa #2 – construção de videogame retrô com raspberry Pi. Todos muito felizes com seus rasps! Ouve aí: https://open.spotify.com/user/juhnu/playlist/31oPM9AMUgEWoyhaoV73T2

Essa semana indiquei uma postagem com 50 peças 3D bacanas para impressão: https://all3dp.com/1/useful-cool-things-3d-print-ideas-3d-printer-projects-stuff/

Free 3d print files Plantygon - Modular Geometric Stacking Planter for Succulents, printfutura

Kris

Assistiu a série do Netflix “Explicando”, em especial o episódio #1 sobre Música. Somente nós humanos processamos música da forma como fazemos: com ritmo, melodia e timbre. Dá uma conferida!

Essa fotógrafa, que era babá, e cujas foram descobertas somente depois da sua morte. Curta a Vivian Maier: http://www.vivianmaier.com/

Arthur

Criticou o Pixel 3 com um “notch” ridículo, pior que o iPhone X. Veja que bosta (eu, Marquito, curti):

Image result for pixel 3 xl

Bruno (via Telegram)

NeuroHacking na prática: palestra na Campus Party sobre ondas cerebrais. Veja: https://campuse.ro/events/campus-party-brasil-2017/talk/neuro-hacking-na-pratica-como-interpretar-ondas-cerebrais/

Gustavo Rocha

Compartilhou o texto da HBR sobre Holacracia, em que o autor critica a hype de implantação deste modelo de gestão.

 


Curso Experiência Maker #1, 2ª Edição

Sábado passado foi incrível, muita gente feliz e muito aprendizado sobre o Raspberry Pi 3 aqui na Inorama. Tem mais gente por aí com seus rasp em casa, jogando videogame ou transformando-o em outro aparelho.

Dá um look em como foi:

Eventos

Faremos em breve o Dia de Brincar com Música, junto coma  InovaTe. Estamos preparando 6 estações interativas para 150 crianças do projeto social Calasanz em Vila Nova de Colares.

Estiveram presentes

  1. Marquito
  2. Kris
  3. Arthur
  4. Gustavo

 

 

Terça Maker #29

É sem Marquito e é Maker. Só pode ser Terça Maker!


Compartilhamentos

Gustavo

Gustavo trouxe uma ideia na qual ele vem trabalhando: um expositor interativo em leds, que identificaria características da pessoa (homem, mulher, criança) por meio de visão computacional e piscaria alguma cor ou padrão.

Além disso, ele falou de um paper traz um compilado de outros papers (+ de 300) sobre visão computacional. Contextualiza o artigo no ano, sendo que o assunto principal seria na medicina, na área de radiologia.

https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1361841517301135

Falou também de uma técnica usando acetona, visando reduzir falhas em impressões 3d.

Marquito (via Telegram)

Presidente da Semana

Uma série foda da Folha em podcast sobre TODOS os presidentes do Brasil desde a proclamação da república brasileira.

https://open.spotify.com/show/7M32AKysUDCeEa3EjnvmQN?si=v783d-NDR7C8lGq57xL29Q

A história de todos os presidentes brasileiros de Deodoro da Fonseca até o eleito ou eleita em 2018, passando por Getúlio, Jango, Médici, FHC, Lula e…

Como construir uma casa na kombi

Os Viajero (instagram.com/osviajero), que são meus primos André e Davi, estão viajando o Brasil em sua “kombihome”, uma casa feita dentro de uma Kombi, que eles montaram do zero. Agora escreveram um livro com os detalhes explicando como se faz e como foi seu processo, com medidas e tudo para que alguém possa construir.

https://pages.hotmart.com/y8183702d/kombihome-o-manual-completo/

Workshop de Scrum na Seger

A secretaria de recursos humanos do espírito santo (Seger) vai promover um workshop sobre Scrum em uma tarde. É uma excelente oportunidade pra quem quer começar a usar.

Adicione o evento na sua agenda, se inscreva e participe:

https://calendar.google.com/event?action=TEMPLATE&tmeid=NTAwYWxoZTVxdHUyOG5zNmlnbTVpbnNyNmEgcmVkZXNAaW5vcmFtYS5jb20uYnI&tmsrc=redes@inorama.com.br

Arthur

Arthur falou sobre como voltou a ver coisas sobre truques de mágica.

Segue um dos vídeos que ele trouxe.

https://www.youtube.com/watch?v=PFA-RmV_wG0

Bruno

Bruno falou de uma placa que recebe comandos via eletrodos e pode transformar isso em outputs para realização de comandos à partir dos inputs. Também disse trabalhar com chatbots.

https://openbci.com/


Keoma e William se colocaram dispostos à colaborar. Keoma trouxe a experiência de Hackaton’s. Não gostaram de uma experiência que tiveram quando o foco do Hackathon foi o prêmio: vários dos grupos convergiram para uma mesma ideia, perdendo a variedade que geralmente se apresenta nesses eventos.

Estiveram presentes

  1. Arthur
  2. Gustavo Rocha
  3. Bruno
  4. Keoma
  5. William

 

 

Terça Maker #28

É pedaço a pedaço, parte a parte, montada do zero e em tempo real. É Terça Maker, minha gente!

Demonstração

Arthur Beloti, Belotito, demonstrou pra nós o Automation, um “software” de criar carros, do zero. Sim, motor, tudo. É um jogo de nerd, de pensar. Nem tem ação. rs.

De lá, ele exporta o carro para o BeamNGDrive e pode jogar com o carro que ele mesmo criou.

Compartilhamentos

Marquito

Software de mockup opensource e bom de usar, com diversas extensões de pacotes: Pencil mockup (https://pencil.evolus.vn/).

Grupo Barbatuque: música com o corpo. Fantástico. Eles dizem que é uma educação através da música.

Kris

Homem dançarino elástico no World of Dance. Uau. Simplesmente sensacional. A perfeição na dança.

 


O Jorge levou uma máquina de fliperama incompleta que tínhamos aqui e trouxe uma nova, toda fera. Olha aí!

Estiveram presentes

  1. Kris
  2. Marquito
  3. Arthur
  4. Jorge

 

 

Terça Maker #27

É pra meditar ou não é?

Começando essa terça com um vídeo da Nanci Trivellato sobre meditação e projeção astral. Afinal: Meditação interfere na Projeção Astral ou na facilidade para sair do corpo?

Compartilhamentos

Marquito

Não é novidade que a impressão 3D anda revolucionando diversos setores, inclusive o da medicina. Ela já foi usada, por exemplo, para criar olho…

Expresso Futuro no FuturaPlay: Internet das Coisas. No futuro, tudo estará conectado a internet. Ronaldo investiga esse fenômeno global e mostra porque o Brasil decidiu apostar nesse tema e criar um plano nacional de Internet das Coisas.http://www.futuraplay.org/video/internet-das-coisas/443476/

Ionic: framework open source de desenvolvimento híbrido de aplicativos baseado no AngularJS e Apache Cordova. É o que vamos usar na Inorama por enquanto.
https://ionicframework.com

Daniel

Indicou o satsang com Dharmabodhi, do qual participou. Neste satsang ele perguntou como o Dharma não-dual vê o caminho do guerreiro (bushido) e o que é ser um guerreiro para esta filosofia / caminho de vida. O que tocou o Dani foi Dharmabodhi dizer que “todos que seguem o dharma não dual de certa forma seguem uma parte do caminho do guerreiro”. Insistência, estudo e perseverança são essenciais. DB também falou que é preciso tomar cuidado com a prática de arte marcial e caminho do guerreiro.

Gustavo Rocha

Compartilhou sobre Ana Amália Ottoni.

Também está fazendo uma ponte entre pesquisadores e a Santa Casa de Misericórdia, numa iniciativa de open science.

 


PicPay agora é aceito nas máquinas da Cielo! Yay!
Falamos também um pouco mais sobre dharma e o caminho da verdade.

Também falamos de poderes sobrenaturais (ou siddhi), do livro Aghora, de mantras, de buraco de minhoca, entrelaçamento quântico.

Tomamos um chá e lembramos do Boston Tea Party.

Beloti foi embora e lembramos do documentário What The Bleep Do We Know.

Calculamos o Kin de cada um no Sincronário da Paz -> Veja o kin do dia de ontem.

Entramos num papo profundo sobre o que é a verdade e o que é ciência afinal. Indico o livro do Chalmers “O que é ciência afinal?”. Falamos de esquizofrenia e de novos paradigmas da psicologia moderna.

Estiveram presentes

  1. Daniel
  2. Marquito
  3. Arthur
  4. Gustavo Rocha

Terça Maker #23

Uma (solitária) Terça Maker! E vamos em frente. Consistência é o nome do negócio. rs.

Demonstração

Mahalilah – A Grande Brincadeira

O Mahalilah é um jogo muito antigo da cultura hindu. Ele sempre foi utilizado como um oráculo no caminho da vida. A pessoa coloca uma questão e vai caminhando pelo tabuleiro de acordo com a sorte do dado. Abaixo uma imagem do jogo que a Letícia Mayer teve o prazer de fazer ao jogar no domingo passado. Continue lendo “Terça Maker #23”

Terça Maker #22

E dá-lhe energias pra Terça Maker!

Compartilhamentos

Marquito

Playlist de palestras bacanas do TED sobre o tema Educação. A única que assisti até hoje foi esta do Ken Robinson “How to escape education’s death valley”.
https://www.ted.com/playlists/125/tv_special_ted_talks_educatio

Pesquisas com grafeno avançam e material é utilizado já para produção de sensores, como detecção molecular em tempo real para medicina. Também utilizado em esportes, até em colete a prova de balas já foi testado, mas a indústria tem entendido que a principal aplicação do grafeno, junto com outros materiais 2D, será para eletrônica, como displays flexíveis e painéis solares ultra eficientes.
https://singularityhub.com/2018/08/05/beyond-graphene-the-promise-of-2d-materials

Que tal um robô pra carregar suas malas e te seguir por aí? Veja este vídeo de 53 segundos.
https://www.technologyreview.com/video/611388/next-generation-robots-need-your-help/

Israel

essa notícia que me chamou atenção “Cientistas descobriram uma nova forma geométrica no corpo humano”, calma! relaxa ae que não é um órgao que descobrimos agora hehe, o bioengenheiro Javier Buceta que liderou uma equipe nesse descobrimento. Trata-se do formato de células da pele humana, o formato inusitado é para que a pele suporte torçoes conseguindo ter propriedades elásticas só pelo formato. Incrível. O mais legal é que para tentarem entender o formato eles usaram uma impressora 3D, viiiu!! ta aí, as 3D’s !!
Segue o link: https://m.tecmundo.com.br/ciencia/132823-cientistas-descobriram-nova-forma-geometrica-corpo-humano.htm

outro algo que achei muito legal é esse projeto de um robo que desenha na parede e apaga, investimentos iniciados com kickstater o robo está sendo vendido sobre pedido, mas a propaganda chama muita atenção, confirem o site https://www.scribit.design/ e o vídeo de campanha para investimentos.

—-

Falamos de Theta Healing, terapias holísticas, da dança da vida e de novas perspectivas.

“Boa tarde!”

“Obrigado.”

Estiveram presentes

  1. Isa
  2. Kris
  3. Marquito
  4. Edu [só chegou pra cantar ao final]