“A lavadeira que cantarola é tão artista quanto uma cantora de palco?
O cozinheiro da sua casa é tão artista quanto um chef internacional?
O pintor de paredes é tão artista quanto um pintor de telas?”
Os viajero
São com esses questionamentos que apresentamos o projeto Arte da casa, criado em 2021 com a intenção de explorar as potencialidades artísticas do público de Aracruz-ES. Ele é composto por 5 vídeo-aulas online, sendo a última uma oficina de áudio visual, nas quais foram abordados temas como os diversos tipos de inteligência, comunicação não-violenta e tipos de arte que geralmente não são reconhecidas como tal, as chamadas artes não-convencionais.
Feito para pessoas que fazem arte, mas que não se nomeiam como artistas. Feito para aqueles que amam a vida e fazem dela uma maneira de expressar a sua mensagem interior. Feito para aqueles que gostariam de encontrar mais pessoas que fazem do seu dia a dia uma arte.
Além disso, para valorização da arte local e maior envolvimento e participação da comunidade nas aulas, fizemos 4 entrevistas gravadas com artistas da cidade. Essas entrevistas se transformaram no documentário Arte da Casa, no qual mostramos também o resultado das artes geradas pelo público após o conteúdo e as orientações da oficina de áudio visual.
Esse projeto foi realizado pelo Coletivo OsViajero, pela Inorama e é apoiado pela Secretaria de Cultura do Estado do Espírito Santo através da Lei Aldir Blanc, inciso III.
As aulas completas estão disponíveis no YouTube dOS Viajero, confira o conteúdo desenvolvido por nós sobre Comunicação Não-Violenta.
Confira algumas fotografias que fizemos nas gravações com os artistas não-convencionais.