O Dia de Brincar de Hacker foi a primeira ação da InovaTe e foi inspirado em evento similar, o Kids Hack Day, iniciado na Suécia e que já teve edições na Espanha, Colômbia, e Curitiba, no Brasil. Colaborou com a inspiração e a concepção do Dia de Brincar de Hacker Murilo Polese, um dos idealizadores do Kids Hack Day sueco.
Durante o evento, as crianças tiveram oportunidade de participar dos espaços de interação e experimentação onde criaram objetos, misturaram tecnologias digitais a itens do dia-a- dia e puderam materializar as mais variadas ideias. Em cada estação, as crianças deparavam-se com oportunidades de desafiar sua criatividade e, auxiliadas pelos instrutores, passaram um dia de “hacker”. As invenções incluíram ímãs de geladeira personalizadíssimos, laranjas que emitiam som ao serem programadas no computador, canetinhas que desenhavam sozinhas, esculturas em termoplástico moldável e um abacaxi impresso em plástico PLA em uma impressora 3D.
O encontro aconteceu n’OPARQUE, espaço criativo dedicado à arte, design e educação, local de referência de economia criativa, tecnologia e inovação.