O nosso primeiro contato com a Comunicação Não-Violenta foi através do livro do Marshal Rosenberg, psicólogo humanista norte americano que estruturou a prática de maneira didática.
Em 2019, participamos do curso introdutório com Dominc Barter e fizemos o movimento de trazê-lo para aplicar o mesmo curso aqui em Vitória – ES. Tivemos mais de 100 pessoas inscritas e o evento foi um sucesso.
Após toda essa experiência, criamos o grupo de prática mensal de CNV na Íris Rede de Impacto, que também era sede da Inorama. Foram 5 encontros em 2019, nos quais aplicamos os exercícios práticos ensinados por Dominc e adotamos o seu modelo de coresponsabilização financeira. A intenção é dar acesso para que todos tenham contato com a prática de CNV.
Com o surgimento do covid-19 não conseguimos manter os encontros presenciais. Voltamos em 2021, em um novo espaço, o restaurante vegano Casa Panapaná, no qual fizemos 6 encontros. Além disso criamos o CNV na Praia, projeto que estará em desenvolvimento no ano de 2022, para que possamos ocupar os espaços públicos de Vitória – ES.