Manama #1 – Videogame retrô com Raspberry Pi 3

Aqui na Inorama queremos muito levar nossas experiências Mão Na Massa para o mundo. Por isso, assim que montamos nosso primeiro videogame com Raspberry Pi 3, entendemos que tínhamos o dever de espalhar esta ideia.

Certamente é diversão garantida de ter um emulador com mais de 15 consoles possíveis, entre eles Super Nintendo, Neogeo, Atari, Master System e Gameboy. Mesmo assim, o mais importante é cada um levar pra casa um computador programável bem pequeno, com baixo consumo de energia e que oferece muitas possibilidades de uso. Fazemos questão de deixar isso bem claro pros nossos alunos: que eles tem nas mãos agora um grande aliado para enfrentar a era da Indústria 4.0.

A satisfação de todos foi palpável, então temos mesmo é que ficar felizes. E sabe o que é felicidade pra gente? Acompanha aí que quero te dizer.

Felicidade é Mão na Massa

Todos que vieram passaram a conhecer o Raspberry Pi 3, essa máquina incrível de 9×5 cm que já vem com HDMI, Wifi e bluetooth, pode ser desde um computador para programar, uma central de mídia ou um emulador de videogames.

Além de conhecer a nova indústria e o Rasp (apelido carinhoso!), todos montaram seus kits e realizaram o processo

  1. Preparar o cartão de memória para receber o sistema operacional
  2. Instalar o sistema Recalbox
  3. Montar seus mini-SNES
  4. Conectar e gerenciar o rasp via wifi
  5. Testar jogando!

E mais: todos que vieram levaram seu kit pronto pra usar em casa. Já recebemos informações de que as sessões de videogame em casa estão bombando. =)

Felicidade é trocar conhecimento

Aqui prezamos educação que se faz com todos. Por isso, nossa metodologia é mão na massa com muito bate papo e troca de informações. Ninguém na Inorama tem a pretensão de ser dono da verdade, muito menos achar que é capaz de “ensinar” algo. Afinal, ensina quem quer, aprende quem tem juízo, não é?

Então aqui aluno ensina professor, professor ensina aluno e o professor, que é na verdade um mediador do conhecimento, fica feliz quando se torna praticamente desnecessário.

E teve gente aprendendo mais do que somente Raspberry Pi.

Trocamos muito, rabiscamos muito e saímos cheios de vontade de fazer mais.

Felicidade é ter casa cheia

Este foi nosso curso piloto e nossas vagas esgotaram em apenas uma semana. A casa ficou cheia de gente bacana aprendendo junto.

Felicidade é fazer o melhor que pudermos

Tivemos contratempos? Sim. Fizemos tudo na mais absoluta perfeição? Não. Mesmo assim, temos a segurança de que cada um que veio teve a oportunidade de sair melhor do que chegou aqui.

Entregamos um chaveiro massa da Inorama pra cada um, lanchamos muita fruta e coisa boa, rimos bastante e, claro, jogamos muito videogame! Parabéns a todos que vieram e cresceram junto com a gente!

 


Em breve teremos mais uma edição. Se você tem interesse em participar, faça seu cadastro na rede Inorama que, assim que tivermos uma nova edição, você será lembrado(a).

Nós estamos no insta, segue lá: @inoramamaker

Fotografia: Kris Gonçalves.

Deixe uma resposta