Terça Maker #5

Está começando mais uma Terça Maker. Leia e se deleite.

Israel começou se retratando: disse que agora acredita que até 2045 será possível transferir a consciência para outro corpo / máquina / qualquer outra coisa que abrigue nossa consciência. A gente falou disso na Terça Maker #4. rsrs. Vale trazer à tona as pesquisas com o CRISPR.

O MauMaker fez uma banda eletrônica bacana com 3 pessoas, muita eletrônica e interação simples. Isso é que é brincar com música!

Nossos kits para a oficina do FliSol estão prontos! Sábado estaremos lá pra botar a galera pra montar o PlotClock e escrever a hora com um robô!

Neste momento o Breno chegou e a Kris quis muito falar de novo do filme Super Xuxa contra o baixo Astral (veja o filme no fim do artigo).

A minhoca-sábia Xixa deixa cair uma gota de óleo na unha de Xuxa para que ela veja o futuro! Sério, não perca este filme.

Neste final de semana definimos com mais clareza as três linhas de trabalho da Inorama:

  1. Serviço de prototipagem
  2. Escola maker
  3. Produtora / plataforma de educação

[Neste momento o Edu chegou. rs.]


A Kris lembrou que na semana que vem (dias 14 e 15) haverá um evento no Garagem Pub com participação de muitas bandas, oficinas e tal: Universo Independente. Vai ser irado, pena que estaremos somente no domingo.

Edu comentou sobre o Murilo Gun no encontro de empreendedorismo do Sebrae/SP. O Murilo Gun é bem fantástico mesmo, com seu curso CriCriCri. Segundo o Edu “Pelos pais ele acessa as crianças”.

Kris comentou sobre um cursinho para equilíbrio para […] (ela disse que vai completar aqui)

Edu comentou que o Fernando Dolabela começou com adultos e “migrou” para o mundo infantil. Segundo o Dolabela a gente “desaprende” com empreender. Disse que quanto mais novas, mais elas entendem a mensagem empreendedora e que percebeu isso em um conjunto de palestras que fez em uma escola pública de Vila Velha em bairro de periferia. Conforme as turmas mais velhas vinham, menos elas entendiam. As mais novas tinham muito mais facilidade.


Dirk Gently voltou ao assunto pra ser indicado. E então na sequência, Legion também foi mencionado nessa luta pra entender o que é o problema mental / a doença mental.  Edu aproveitou pra comentar sobre as escolas mais novas da esquizoanálise, que negam a prática do tratamento medicamentoso e questionam até que ponto vai a loucura. Nesta lógica, o louco não é louco. Esta produção mental seria necessária para a solução dos sofrimentos do paciente. Edu comentou das residências terapêuticas em oposição aos hospitais psiquiátricos.

[Neste momento o Gabriel chegou e o Edu se foi.]


Israel reparou nas calças remendadas do Gabriel, que a gente costurou essa semana. Uma verdadeira atividade Maker! Reconhecemos o trabalho das costureiras de verdade! Discutimos um pouco o aproveitamento das roupas e lembramos do Repassa novamente.

Breno revelou que aprendeu mecânica montando um carrinho RC de kit que vinha em revista. Tivemos uma aula de mecânica com o Breno!!

[E nessa hora o Daniel chegou. rsrs. Hoje é o dia das chegadas.]

Ele disse que tem um Corcel em casa e que ajeita o carro de vez em quando, até se livrando de apuros em cima da terceira ponte. Falamos de carros, sua mecânica complexa, a transmissão CVT do Honda

Breno falou da ESP32 que comprou e a gente disse pra ele dar um curso rápido pra nós. A gente passou de mão em mão pra galera ver as ESP8266. Falamos de sensores e do uso de redes mesh e do sensor LDR que temos no Makerspace da Inorama que avisa quando existe alguém no local. Breno comentou de um ESP32 que trabalha com LoraWAN, um protocolo de WiFi de longo alcance. A Inorama consegue comprar estes produtos a preços muito bons do VidaDeSilício.

Breno indicou o Blynk, app pra Android e iPhone pra criar uma interface pra controlar remotamente placas de prototipagem.

O Daniel disse pra gente usar o Meetup pra criar um evento maker maior. Vamos crescer! E vamos remarcar o horário para 17h42!


Indicação de Filmes

The Titan

Israel indicou o The Titan, do Netflix, que aborda as alterações genéticas para criar super-humanos.

https://www.youtube.com/watch?v=WPbTryU-D_A

Otherlife

Um outro filme sobre a temática futurista. Não parece ser um filme excelente, mas talvez valha pela contexto tecnológico.

Super Xuxa contra o Baixo Astral

Um filme lotado de referências, crítica ao modelo de capitalismo do mundo, da luta do bem e do mal… Diversos bichos “sábios” e meio loucos… Parece um filme escrito após uma gota de LSD. Tem uma análise bem interessante do filme no HuffingtonPost. Roteiro de Anna Penido. Veja a ficha catalográfica inteira.

Estiveram presentes

  1. Marquito
  2. Kris
  3. Israel
  4. Breno Serafini
  5. Edu
  6. Gabriel
  7. Daniel Moreto

 

You might be interested in …

Terça Maker #29

Terça Maker #2

Terça Maker #24

Deixe uma resposta