Terça Maker #3

Hoje é Terça, dia de terça maker!

Vejam os preparos para o Workshop Relógio Robô (plotclock) que a Inorama vai conduzir na feira FliSol – Festival Latino-americano de Instalação de Software Livre que ocorre no dia 14 de abril.

Estamos desenvolvendo os manuais e preparando os kits para esse momento de compartilhar e estimular a cultura maker! Faça sua inscrição gratuita no workshop: https://inorama.typeform.com/to/plklWY

Recebemos o Marco Henrique, que é estudante de psicologia, e Júlia Pela que trabalha com arquitetura. Conhecemos através deles um pouquinho do trabalho da Avalanche Missões, que é uma Agência de Missões Urbanas e atua desde 2004. A ONG, localizada no Centro de Vitória, trabalha com diversas temáticas interessantes como ecologia humana, política, fé, história, artes, comunicação, sexualidade…

No bate papo com eles surgiram comentários sobre diversas indicações de seriados e documentários, tem tudo na Netflix!

  1. Caçadores de Trolls
  2. Dirk Gently – Detetive Holístico
  3. Yoga – Arquitetura da Paz.

A conversa foi muito rica e a conexão principal foi sobre o desenvolvimento que a humanidade precisa realizar para construirmos um mundo melhor.

Na foto: Kristina, Júlia, Marcos, Tiago e Israel.

Comentamos  sobre o único projeto do ES selecionado para o 8º Fórum Mundial da Água, a Reserva Azalea que está localizada no município de Santa Maria de Jetibá.

Em nosso bate papo recebemos também a visita do Tiago Santos nosso conhecido do Pixa Hacker Clube. Ele compartilhou um pouco do seu trabalho com Arduino e internet das coisas.

Marquito está em Porto Velho – Rondônia e manda algumas referências mesmo a 3.566 km de distância! Isso que é amor maker!
Estou em Porto Velho, Rondônia, e o local é bem interessante. Artesanato incrível, um histórico de cidade importante para a região norte pela proximidade com a Bolívia. Vejo makers em toda parte. Envio uma foto de um camarada consertando relógios às 17h de uma segunda feira no Mercado Municipal de Porto Velho. Praticamente todas as barracas fechadas e ele estava lá, minuciosamente consertando relógios e utilizando diversos anéis estranhos nos dedos, que mais pareciam ferramentas. Pretendo voltar ao mercado e entender melhor do que se trata.

Outras referências

Como é construído o secador de cabelo revolucionário da Dyson? Um engenheiro canadense disseca um de uma maneira hilariante rs.

Parte 1:

Parte 2 mostra dentro do motor:

Scanner 3D completo com Nikon

Construção de um scanner de TC óptico usando um Arduino Nano e Nikon dSLR para digitalizações em 3D de objetos semitransparentes.

Repassa

Confira o serviço de doação e brechó online.

Carro impresso em 3D com produção em massa prevista para 2019.
https://tecnoblog.net/237240/carro-impressora-3d-lsev/

Tesla: o fim está próximo?

http://www.infomoney.com.br/blogs/investimentos-internacionais/noticia/7347532/tesla-fim-esta-proximo

Sobre a impressionante estrada de ferro que existe em Rondônia, confira no link: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Estrada_de_Ferro_Madeira-Mamoré

Gabriel Busato mesmo de longe também mandou umas dicas e experiências 😉 Ele indica um seriado chamado Ministério do Tempo que retrata um ministério secreto espanhol. Na trama, foi revelado por um Judeu condenado na inquisição espanhola uma tecnologia para se viajar no tempo por meio de portas, durante o reinado da Rainha Isabel no século XV.

Ainda não explicaram o que está por trás da tecnologia (além das portas), mas é muito legal imaginar que isso pode já estar ocorrendo nos tempos de hoje! =D Os americanos já apareceram na série, viajando por meio de um relógio portátil!

Gabriel comenta sobre sua aprendizagem dos componentes ESP8266 e ESP32. Imaginar que com baixo custo pode se desenvolver soluções diversas com conexão Wi-fi. Isso é muito legal! Para fazer as ideias funcionarem, também precisa estudar sobre o protocolo MQTT. Esses componentes podem ser encontrados no site Vida de Silício: ESP8266 e ESP32.

Por hoje é só pessoal!

Tchau ^^

You might be interested in …

Terça Maker #7

Terça Maker #13

Terça Maker #10

Deixe uma resposta