Terça Maker #1

Abrindo o projeto Terça Maker, vamos ver com o que cada um está trabalhando, o que viu de interessante nesta semana que passou e o que pode deixar de referência para todos os makers do Brasil, do mundo e do Universo. Nosso objetivo é ter um resumo do que as mentes pensantes presentes aprenderam ou tiveram contato durante a semana.

Não vamos separar nada. Rs. Tá tudo misturado. Que nem a mesa do maker.

Carros elétricos são legais

Israel compartilhou no Facebook uma referência muito foda de carros elétricos convertidos: a oficina EVWest pega carros antigos e transforma pra carros elétricos.

Eu lembrei que existe um projeto foda de carro open source (open source vehicle). Vale conferir.

Artigo traduzido

Traduzimos um artigo sobre matemática esta semana que passou. Dá uma conferida. Israel disse que ajudou o Vitor Guss da UCL no TCC dele. Boa!

IoT

Essa semana começamos a pesquisar MQTT e a entender como fazer uma nuvem de objetos na Internet, conectados através de um serviço (e não somente através de uma rede local). O protocolo é super simples, funciona através de topics (publicação e subscrição) e permite você conectar com algo parecido com uma URL do tipo “sensores/sala/lampada1”. A quantidade de dados transferida é bem menor que em HTTP.

O Adafruit disponibiliza uma API caso você não tenha como instalar um servidor pra isso.

Hackster.io

Israel encontrou o site Hackster.io e passou pra gente. Projetos bacanas feitos por diversas pessoas e organizados pra você fazer em casa. É uma forma de colaboração e de conhecimento aberto. O Israel escreveu sobre isso e publicou no blog hoje. Confere lá.

Projetos interessantes como este de reconhecimento facial e este do botão wifi.

Perguntas que ficam no ar

Como despertar o interesse de alunos na educação? Será que “aprender tudo” continua sendo necessário ou é melhor aprofundar conforme necessário? Seriam PBL e metodologias ativas saídas pra esse paradoxo?

O que vai acontecer com a inteligência humana quando (e se) atingirmos a singularidade? (esse assunto gerou bastante controvérsia e excitação). Relembramos o célebre Matrix a cena do bife:

via GIPHY

O que somos nós? Grandes máquinas criadas por outros seres?

Relembramos a grande briga entre Facebook e Tesla, quanto à inteligência artificial. Israel acha que é doideira e que vamos morrer (só os malandros vão sobreviver). rs. Eu já acho que é inevitável.

Gabriel relembrou que o poder de processamento computacional do mundo está muito concentrado. Uma inteligência artificial que invadisse essa concentração teria controle sobre uma massa enorme de processamento. Isso é o que acontece em um filme que esquecemos o nome, mas sabemos que existe no filme Transcendence (a gente acha que é com o Robert Downey Jr Johnny Depp.)

Relembramos alguns filmes e séries: Ex Machina, Chappie, Black Mirror, Altered Carbon, Eu Robô, O Homem Bicentenário.

Falamos de redes neurais profundas e aí tudo ficou muito doido. haha.

Israel comentou da rede neural artificial do Facebook que foi desligada porque inventou uma língua própria e todos ficaram com medo (pois não sabiam falar a língua, claro! rs)

Israel disse que se a gente resolve o problema da energia (como a galera do The Dancers at the End of Time), a gente resolve tudo. E disse ainda sobre o comentário de Gabriel acima de que a angústia maior é não saber como controlar uma IA avançada, pois é mais “confortável” saber que um hacker (pessoa) está por trás (porque encontrar e prender é “fácil”) do que um sistema que tem alta capacidade de se replicar e executar soluções para possíveis tentativas (sem sucesso) dos humanos de controlá-lo. Gabriel contestou que resolvemos a tecnologia, mas não o comportamento humano podre. rs. Mandou bem.

Facebook desliga IA: https://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/facebook-desliga-inteligencia-artificial-que-criou-sua-propria-linguagem-31072017

Musk sobre IA: https://www.tecmundo.com.br/ciencia/128058-inteligencia-artificial-perigosa-armas-nucleares-diz-musk.htm

Singularidade: https://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/pesquisador-alerta-dominio-das-maquinas-pode-levar-ao-fim-do-mundo-06052016

Outras referências

Thunkable: crie apps para iOS e Android

Quem esteve presente

  1. Israel
  2. Marquito
  3. Kris
  4. Gabriel

You might be interested in …

Terça Maker #13

Terça Maker #38

Terça Maker #12

1 comentário

Deixe uma resposta